Que país tem mais fusos horários?

Written by Jave on . Posted in Curiosidades

É a Rússia, maior país do mundo em extensão longitudinal. Ao todo, 11 fusos horários e mais de 10 mil quilómetros separam a região oeste do extremo leste. Assim, quando é meio-dia na capital, Moscovo, já são 9 horas da noite nas cidades do extremo leste.

Em 2º lugar vêm os EUA, com 9 fusos – incluem-se aí o Havai, outras ilhas do Pacífico e o Alasca. O Canadá é terceiro, com 6 horários diferentes.

Se fosse levada em conta apenas a área do território, a China deveria vir em seguida, com 5 fusos. Ocorre que o governo obriga todos os relógios do país a ser ajustados em um único horário: o da capital, Pequim. Isso pode ser bom para os negócios, mas é mau para os habitantes da região oeste, que na maior parte do ano só vêem o Sol nascer às 9 da manhã. Pior ainda para quem cruzar a fronteira com o Afeganistão ao meio-dia: terá de voltar os ponteiros do relógio para as 8h30.

Esse é apenas um dos vários casos de desobediência à Conferência Internacional dos Meridianos, que em 1884 dividiu o mundo em 24 faixas de tempo.

Segundo John Tiltman, do Observatório Real de Greenwich, na Inglaterra, que zela pelo padrão de tempo universal, “não há lei que impeça os países de adotar o horário que melhor lhe convier”.

Tags: , , , , ,

Trackback from your site.

Comenta com o Facebook:

Leave a comment

*